domingo, 5 de agosto de 2012

PROJETO ACOLHIDA NO PÁTIO

PROJETO: ACOLHIDA NO PÁTIO








Público Alvo: alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental.

NOSSA INTENÇÃO:

                   A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento cientifico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver uma relação entre as pessoas. E é na relação que os valores tornam-se relevantes. Os valores se constroem no convivio com o outro, nas ações do dia a dia, e nós educadores precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação. 
              È fundamental planejarmos atividades especificas para uma interação significativa e uma convivencia harmoniosa entre crianças de idades variadas, religiões e valores familiares diferentes, oportunizando que cada um se "olhe" e se expresse. 
                   Nesse sentido, uma vez que a escola existe para e pelo aluno é que a Escola Municipal Professor Homero de Oliveira Dantas vivencia na sua rotina um momento o qual denominamos "Acolhida no Pátio".


COMO É REALIZADO:

                       A acolhida no pátio acontece diariamente. Inicialmente as crianças ao chegarem a escola são recebidas com calorosas boas vindas pela equipe de professores, coordenares e gestores. Logo em seguida é feita uma oração, esta é quase sempre direcionada por um aluno, professor, pai e/ou responsavel por alunos (estes quando se encontram na escola neste momento). Previamente tem-se planejado uma atividade para ser executada com as crianças. Citamos mediação de historias infantis ou contos; músicas cantadas ou coreografadas, dinâmicas de socialização, aniversariantes da semana, conversas dirigidas, por meio dos quais é compartilhado acontecimentos e novidades do dia. Nesse momento é oportunizado a criança uma participação de forma espontanea e lúdica.

POR QUEM É REALIZADO?

    Para o desenvolvimento desta atividade estabelecemos alguns combinados.

A participação e colaboração do professor;
No decorrer da semana a atividade é realizada em 15 minutos.
Cumprimento da agenda;
Na quinta feira especial o tempo estabelecido é de 30 minutos;
As atividades desenvolvidas devem estar em consonancia com a sala de aula;

O QUE TEMOS OBSERVADO?

                   Observamos que no decorrer da realização do projeto, as crianças tiveram mais facilidade para trabalhar a socialização, a leitura, a criatividade e outros. Elas passaram a por em pratica, suas diversas habilidades, com destaque para a linguagem oral, ou seja a capacidade de falar em público. Além disso a interação entre as crianças tem sido bastante evidente.

O QUE PRECISAMOS PARA DESENVOLVER O PROJETO?

Humano

Professor, coordenador e alunos.

Material

Áudios - visuais
CDs
outros
























3 comentários:

  1. iniciativa perfeita e bem criativa .amei

    ResponderExcluir
  2. muito lindo,amei criativo isso motiva as praticas de outros professores

    ResponderExcluir
  3. muito lindo,amei criativo isso motiva as praticas de outros professores

    ResponderExcluir

Registre aqui seu comentário

Tarde de homenagens para Naide Mendes

E agora como faremos? sem sua presença ... sem seu cuidado diário ... não pense que estás só neste momento de adaptação, você diz que está ...