PROJETO: ACOLHIDA NO PÁTIO
Público Alvo: alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino fundamental.
NOSSA INTENÇÃO:
A escola é um espaço social privilegiado nas construções do conhecimento e ela precisa trabalhar com o conhecimento cientifico, histórico e humano. Não há como crescer no cognitivo se não houver uma relação entre as pessoas. E é na relação que os valores tornam-se relevantes. Os valores se constroem no convivio com o outro, nas ações do dia a dia, e nós educadores precisamos, além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com a ação.
È fundamental planejarmos atividades especificas para uma interação significativa e uma convivencia harmoniosa entre crianças de idades variadas, religiões e valores familiares diferentes, oportunizando que cada um se "olhe" e se expresse.
Nesse sentido, uma vez que a escola existe para e pelo aluno é que a Escola Municipal Professor Homero de Oliveira Dantas vivencia na sua rotina um momento o qual denominamos "Acolhida no Pátio".
COMO É REALIZADO:
A acolhida no pátio acontece diariamente. Inicialmente as crianças ao chegarem a escola são recebidas com calorosas boas vindas pela equipe de professores, coordenares e gestores. Logo em seguida é feita uma oração, esta é quase sempre direcionada por um aluno, professor, pai e/ou responsavel por alunos (estes quando se encontram na escola neste momento). Previamente tem-se planejado uma atividade para ser executada com as crianças. Citamos mediação de historias infantis ou contos; músicas cantadas ou coreografadas, dinâmicas de socialização, aniversariantes da semana, conversas dirigidas, por meio dos quais é compartilhado acontecimentos e novidades do dia. Nesse momento é oportunizado a criança uma participação de forma espontanea e lúdica.
POR QUEM É REALIZADO?
Para o desenvolvimento desta atividade estabelecemos alguns combinados.
A participação e colaboração do professor;
No decorrer da semana a atividade é realizada em 15 minutos.
Cumprimento da agenda;
Na quinta feira especial o tempo estabelecido é de 30 minutos;
As atividades desenvolvidas devem estar em consonancia com a sala de aula;
O QUE TEMOS OBSERVADO?
Observamos que no decorrer da realização do projeto, as crianças tiveram mais facilidade para trabalhar a socialização, a leitura, a criatividade e outros. Elas passaram a por em pratica, suas diversas habilidades, com destaque para a linguagem oral, ou seja a capacidade de falar em público. Além disso a interação entre as crianças tem sido bastante evidente.
O QUE PRECISAMOS PARA DESENVOLVER O PROJETO?
Humano
Professor, coordenador e alunos.
Material
Áudios - visuais
CDs
iniciativa perfeita e bem criativa .amei
ResponderExcluirmuito lindo,amei criativo isso motiva as praticas de outros professores
ResponderExcluirmuito lindo,amei criativo isso motiva as praticas de outros professores
ResponderExcluir