quarta-feira, 22 de agosto de 2012

COORDENAÇÃO DILZA

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL



 Pois é! Falar em brincar nos remete a alegria de inventar. E na arte de inventar, a criança no seu universo riquíssimo em possibilidades carrega consigo um tesouro: A imaginação no brincar. Demonstram que é possível de forma criativa se ter/ ser/ e viver o que se quer. E de forma mais densa podemos considerar que ‘’brincar é aprender e que aprender é brincar.’’ Acreditamos que o brincar deva ocupar lugar de destaque no currículo da Educação Infantil. Aplaudimos o RCNEI quando assevera que ’’brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças e que é no faz de conta que,as crianças aprendem á agir em função de imagens, de pessoas, personagens ou objetos.’’ Assim sendo o brincar caracterizar-se como uma mescla entre as apropriações culturais e a possibilidade de expressão da criança, fruto de sua forma particular de pensar e de interagir com o mundo. Ela articula suas próprias experiências de vida com as experiências e suas brincadeiras. A criança em toda sua essência tem na infância e principalmente no brincar o conteúdo real da vida cotidiana, pensando o mundo através do imaginário infantil ocasionando seu desenvolvimento. Brincar é considerada a forma privilegiada das crianças conhecerem, compreenderem e se expressarem no mundo. Vigotsky destacou a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, pois, segundo ele, no faz de conta a criança tem a oportunidade de ser aquilo que ainda não é, exercitar-se na compreensão de papéis sociais e poder usar, de modo simbólico, objetos e ações que ainda não lhe são permitidos. Dessa forma, enquanto brinca, a criança realiza muitas descobertas sobre o mundo que a cerca e sobre si mesma, bem como aprende a relacionar-se com o outro. Na concepção Vigotskyana brincar no coletivo é uma das melhores experiências pela qual a criança pode passar, a socialização torna a criança parte do grupo e a faz lidar com os próprios impulsos.O brincar neste caso é essencial para a criança, pois a desenvolve e a faz aprender. Para favorecer esse fazer da criança, é fundamental que o espaço escolar ofereça recursos e materiais variados que permitam as crianças expressarem emoções e representarem situações cotidianas. A escolha que as crianças fazem acerca dos objetos, espaços e companheiros de brinquedo é um meio fundamental de acesso ao seu universo infantil. Suas escolhas contam muito dos seus medos, capacidades e potencialidades. Negar o brincar a uma criança é aprisioná-la no mundo adulto sem nenhuma expectativa de mudança, é tolher sua criatividade tornando-a um ser passivo sem esperança no futuro. Enfatizamos a necessidade da observação e do registro, do professor, sobre as brincadeiras realizadas pelas crianças. Por meio desta prática é possível acompanhar como a criança se desenvolve, quais são os seus interesses e suas indagações e, a partir destas constatações, planejar atividades diversificadas que atendam as necessidades de todos. 
 Dilza Magnólia

Um comentário:

  1. O lúdico está sempre presente nas ações pedagógicas da escola, graças também ao incentivo e apoio da coordenadora Dilza, pois o processo de ensino aprendizagem acontece mediante um trabalho coletivo e empenho de todos. Marilene

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