sexta-feira, 27 de junho de 2008

ESCOLA HOMERO NO SEMI-ÁRIDO

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HOMERO DE OLIVEIRA DANTAS

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida”.
Herbert de Souza, o Betinho.


I - O PROJETO:

A escola Municipal Professor Homero de Oliveira Dantas, localizada no bairro Boa Esperança, vem desenvolvendo desde o mês de março de 2008, o Projeto Semi-Árido: Educar para Aprender a Conviver a partir da Realidade Local, que como o próprio nome já diz, objetiva a partir do conhecimento mais profundo sobre o local onde se vive educar para que se aprenda a conviver melhor. Possibilitando aos envolvidos no mesmo o desafio de investigar questionar e refletir, gerando atitudes interventivas capazes de melhorar a qualidade de vida de sua comunidade.
Com base nas pesquisas relacionadas aos roteiros 01,02 e 03 trabalhados nas turmas de educação Infantil ao 5º ano, desenvolvemos mediante os desdobramentos as temáticas:
  • Higiene e Saúde: Aprendendo e Praticando;
  • Memória Viva da minha Escola – Meu Bairro;
  • Preservar o Meio Ambiente: Uma atitude que depende de todos nós;
  • A Escola: Um Ambiente Saudável;
  • Processo Migratório no Bairro;
  • Água: Um bem de todos.
II. COMO O PROJETO ESTÁ SENDO REALIZADO NA ESCOLA?

Através de parcerias na própria escola, auxiliando e mediando ações: professores, alunos, coordenadores, gestores, pais, funcionários e outros participando de palestras, aulas teóricas e práticas, realizam pesquisas de campo e aulas passeios, desenvolvem oficinas, buscam recursos através de parcerias profissionais especializados e pessoas da comunidade local visando assim a concretização do projeto.



a) EM SALA DE AULA:

Através de dinâmicas individuais ou de grupo, aulas expositivas e vivências, o professor procura desenvolver junto ao aluno conteúdos e atividades de auto-conhecimento da identidade semi-árida relacionado ao local em que ele vive. Momentos esses trabalhados através de oficinas de linguagem e escrita, lúdicas, artes e meio ambiente.





b) EM CAMPO:



Os alunos desenvolvem pesquisas, realizando contatos com pessoas da comunidade local, visitação a locais relacionados à temática. É também durante estes momentos que os alunos, em equipe, investigam e/ou constatam situações direcionadas pelo professor.
-----------------------------------------------------

AÇÕES DE INTERVENÇÃO
(preventivas e educativas)


Palestra: Água um bem de todos

------------------------------------------------------

NO COMBATE A DENGUE - Unidos venceremos!


--------------------------------------------------------------------

AVALIAÇÃO DO PROJETO

O citado projeto tem contribuído de forma significativa na aprendizagem dos alunos devido ser um tema abrangente e que permite realizar um trabalho numa proposta interdisciplinar, temos procurado desenvolver atividades as quais os alunos interagem de forma participativa e lúdica.
Professora Ilma – 5º ano.



Estudar o assunto sobre o semi-árido tem sido interessante. Aprendi que devemos cuidar da água se não no futuro teremos um imenso semi-árido.
Aluna Ana Paula – 5º ano.

Um comentário:

  1. Parabéns a todas vocês pelo 1º Lugar no Projeto Semi-árido.

    Vocês mostraram que são capazes de fazer a diferença. mesmo sendo uma escola "pequena", mas provaram que são grandes.

    do amigo da escola.
    Leonaldo Dantas
    26/07/08

    ResponderExcluir

Registre aqui seu comentário

Tarde de homenagens para Naide Mendes

E agora como faremos? sem sua presença ... sem seu cuidado diário ... não pense que estás só neste momento de adaptação, você diz que está ...