terça-feira, 26 de maio de 2015

"Poesia na Praça"



Hoje, a Escola Homero Dantas, representada pelos alunos do 5°ano "B", da ProfessoraTetê,  fizeram coro aos passarinhos, poetizando, com autores consagrados, deixando a mostra o gosto por autores como Ricardo Azevedo e, o tão querido, Antonio Francisco. Notadamente, os versos do Poeta envolvem, e muito, a turma que, não fez por menos e, deixou nossa manhã mais prazerosa. A Biblioteca de nossa Escola é um celeiro de talentos literários e ampliam seus horizontes nos arredores de nossa comunidade. A "Praça das Mangueiras" é um espaço convidativo para a prática da leitura literária e não há quem não se encante com versos lidos, com propriedade,  por crianças que amam os livros e suas histórias.
 Numa parceria com a Sala de Informática, a Biblioteca realiza uma das ações propostas para o ano letivo em curso. Semear leituras e colher leitores! E,  nada mais apropriado que sentar-se a sombra das mangueiras e saborear o doce fruto das poesias!!!
                                             Por Beth Campos - Mediadora da Sala de Leitura da Escola Homero






A praça é a mesma... quantas vezes já viemos aqui??? e por que a cada vinda se torna tão especial... "será porque não nos banharemos duas vezes no mesmo rio"?? mas existe um rio que a cada dia bebemos águas com sabores inigualáveis, esse se chama "Rio de Leitura".
Por Maria do Desterro - Professora


Tia Beth me pede para escolher uma poesia.... E vendo aquele livro preto pequenino, é claro meus alunos já sabiam que eu ia escolher Antonio Francisco.  



E Tia Beth com a colaboração da crianças realiza a Leitura do Poema "Dentro do livro" do Escritor Ricardo Azevedo.





Disseram que ele foi influenciado.... acho que ele foi contagiado...






E Gisele amou o momento...




E todo o cuidado de Tia Beth com nossa Gisele















E ele avisou que convidou a mãe, e ela toda satisfeita.... corujando....


E na sombra da enorme mangueira, arvore esta que dá nome a praça (Praça das Mangueiras), um vento gostoso, pertinho dos colegas, lugar propicio para se deleitar com leituras deliciosas.



segunda-feira, 18 de maio de 2015

Primeira visita literária 2015



Se há uma coisa que esses alunos fazem por prazer...é ler e quando surge um convite para compartilhar leituras eles prontamente aceitam. Foi o que aconteceu hoje com a turminha do 3º ano "B" da Escola Homero, atendendo ao convite do Projeto "Visita Literária" da sala de leitura e da mediadora Professora Naide Mendes, nos dirigimos a residencia de Alana Medeiros, onde a mesma encontrava-se juntamente com a sua familia e convidados a nossa espera.













Após  acomodação fomos muito bem recebidos pelos anfitriões,


Quando já iamos iniciar o momento chegou um funcionário da coserrn para tirar a leitura, e não perdemos tempo convidamos para participar do momento de leituras.


O pai da aluna incia o momento conduzindo uma oração,




Em seguida inicia-se a roda de leitura, primeiro com a anfitriã que lê uma poesia do livro "Eu te amo" do escritor Mizael




A aluna Pâmela lê a poesia "Pela Janela" de Ricardo Azevedo.




A aluna Anita lê "A bailarina" de Cecilia Meireles, 













E Luana lê imponente "Mais respeito eu sou criança", de 





Pamela lê Poemares de José de Castro




Arlete, mãe de Alana, propõe uma dinamica diferente, convida a todos para fechar os olhos para ouvir um poema do Escritor Mizael de Souza

E todos de olhos fechado quando ela termina de ler o poema, eis que surge o escritor para surpresa de todos,



Foi uma surpresa para Alana, pois ela gosta muito das poesias de Mizael, 


os pais de Alana, lhes presentearam com a presença do escritor e com a aquisição de 2 livros autografados para a coleção de Alana,










As crianças também se sentem lisonjeadas com a presença do escritor e dessa vez ele recebe de presente, leituras realizadas por elas de sua obra e também de outros autores,









Em seguida com olhinhos e ouvidos bem atentos ouvem as palavras do escritor,




Alana encerra o momento de leituras e convida a todos para o momento "Ôba",






Enfim, uma tarde maravilhosa, compartilhando, leituras, sorrisos, muito amor envolvido neste processo de aprendizagem, Obrigada a Alana e sua linda família, por nos receber e dividir, mais também somar e multiplicar conosco momentos tão maravilhosos.

Tarde de homenagens para Naide Mendes

E agora como faremos? sem sua presença ... sem seu cuidado diário ... não pense que estás só neste momento de adaptação, você diz que está ...